Por favor aguarde! Seu formulário está sendo enviado.

SUSTENTABILIDADE MEBER

Atuação inteligente
crescimento responsável

A sustentabilidade faz parte do negócio da Meber Metais e é inspiração para o desenvolvimento de produtos de grande durabilidade, fabricados em uma estrutura alinhada com o que há de mais atual em práticas ambientalmente recomendadas. Esse compromisso também está presente no respeito ao indivíduo e seu conforto, com a eleição da ética como norteadora das relações – internas e externas, e no oferecimento de um mix de produtos que seguem rigorosos padrões de qualidade, com custo e preço adequados. Assim, a Meber Metais reafirma o posicionamento enquanto marca comprometida com a sustentabilidade, em sua essência de sentido e significado. Veja como a sustentabilidade ocorre na prática.

No dia a dia produtivo

Planejamento inteligente e sustentável: Na Meber Metais, os conceitos de sustentabilidade fazem parte do cotidiano da organização muito antes de ela confeccionar uma nova peça em sua área fabril. Tudo foi pensado de modo que os processos produtivos e administrativos sejam realizados sob a orientação que norteia seu negócio: soluções em metais com sustentabilidade. Um conceito que ampara a própria estrutura física que abriga a Meber Metais. É ali que a sustentabilidade começa a se manifestar.

Luz natural: a luz natural que adentra pela cobertura do prédio contribui para a eficiência energética do parque fabril. Todo o consumo de energia elétrica da Meber é proveniente de fontes limpas. Com isso, apenas em 2021, a empresa deixou de emitir 158,096tCO2e (toneladas de CO2 equivalente – o que inclui, além do dióxido de carbono, outros gases de efeito estufa convertidos em CO2), de acordo com um documento emitido pela Ludfor Energia.

Reuso da água: no telhado da empresa também está outra importante ação para promover a sustentabilidade. A cobertura conta com um sistema de coleta de água da chuva, com capacidade para armazenar 60 mil litros. Além disso, com a reutilização da água usada no processo produtivo, economiza-se cerca de 90% do recurso. Já a água impossibilitada de ser reaproveitada segue para a Estação de Tratamento de Efluentes e devolvida ao meio ambiente dentro dos parâmetros da legislação vigente. 

Menos resíduos: Outro movimento adotado na Meber é o cuidado com os resíduos, tanto com a possibilidade de reaproveitá-los quanto de destiná-los corretamente. A coleta seletiva é praticada pela empresa desde 1998, o que ratifica a preocupação com a sustentabilidade antes mesmo de essa prática se tornar essencial para as empresas sobreviverem no mercado do século 21.  Esse exercício também se expressa na circularidade adotada na organização. Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, a fabricante de metais utilizou 1.925 quilos de embalagens plásticas oriundas do pós-consumo, evitando que elas fossem parar na natureza. Isso significa que 3.859kgCO2 deixaram de ser lançados na atmosfera ou que 2.291 litros de petróleo fossem consumidos, segundo certificado emitido pela Plásticos Bellaforma. Todas das práticas internas de gerenciamento obedecem à política dos três ‘Rs’: reduzir, reusar, reciclar.

Certificado de Circularidade

Quem abraça a natureza, entende a sabedoria da vida. Quem abraça a natureza, entende a sabedoria da vida.
PESSOAS

Para o 
Consumidor

O compromisso da Meber Metais com a sustentabilidade chega expresso ao consumidor dos produtos da marca por diversas formas. Os produtos identificados com o selo “Gestão Sustentável” têm sistema arejador de água, que permite redução no consumo de até 60%, mesma economia verificada nos produtos da linha Mebermatic, com acionamento temporizado. 

Todos os itens são fabricados de acordo com as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A empresa também é certificada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) desde 1998.

PERFIL

Práticas Ambientais

A Meber acredita na contribuição de cada um para a construção de uma sociedade sustentável. Por isso o cuidado com a natureza está sempre presente em todas as etapas de sua atuação - desde a escolha e aproveitamento das matérias-primas, passando pela otimização dos processos industriais, até o oferecimento, ao consumidor, de metais utilitários e decorativos alinhados aos conceitos ecologicamente recomendado. Prova de que juntos, passo a passo, podemos fazer mais pelo meio ambiente.

Práticas sustentáveis na Meber Metais:

  • Captação e aproveitamento da água da chuva;
  • Utilização racional da água do poço no processo industrial;
  • Reutilização da água na produção;
  • Tratamento dos efluentes gerados ;
  • Portfólio com soluções economizadoras;
  • Produtos dotados de sistema arejador de água e de controle de vazão;
  • Uso de matéria-prima 100% reciclável;
  • Destinação de resíduos de acordo com suas tipologias e classificações;
  • Coleta seletiva implantada em todos os setores da empresa;
  • Reformulação dos processos internos para gerar a menor quantidade de resíduos;
  • Reaproveitamento interno de resíduos;
  • Práticas de logística reversa de embalagens (Programa EuReciclo);
  • Treinamentos para conscientização quanto às práticas sustentáveis dentro da empresa e no dia-a-dia das pessoas.

Assine a nossa newsletter

Digite um nome válido !
Digite um e-mail válido !
Você deve estar de acordo com as nossas políticas de privacidade !
ONDE ENCONTRAR

Saiba onde encontrar
os produtos Meber
perto de você

Localizar icone