Por favor aguarde! Seu formulário está sendo enviado.

Escolha do piso certo exige pesquisa e até mesmo orientação profissional

Como escolher o piso ideal para a casa?

O conforto de uma família que mora em casa ou apartamento depende de vários fatores que são decisivos na hora de reformar ou construir uma nova moradia. Justamente por isso as escolhas devem ser partilhadas não só com os membros da família, mas com os profissionais capacitados a ajudarem de acordo com as suas áreas de atuação, como engenheiros, arquitetos, decoradores, entre outros.Um dos itens mais importantes é o piso da casa. Até porque não dá para ficar substituindo o revestimento toda hora, por exemplo. O tipo de material que vai ser usado em cada ambiente deve ser escolhido com especial atenção já que, além de agregar valor estético e funcional, dá um charme todo especial, personaliza o espaço, torna o imóvel muito mais bonito e, o principal, oferece conforto às pessoas que moram na casa.

Dicas para escolher o piso da casa


O piso deve oferecer conforto e, também, facilitar a limpeza. Quem vai morar na casa também deve ficar atento ao clima do lugar: em regiões em que o calor predomina, é aconselhável optar pelos pisos frios. Para reformas ou obras em cidades com climas amenos e temperaturas mais baixas é recomendável aplicar acabamentos em madeira ou piso de PVC. Para ambientes pequenos, as peças menores, quando dispostas em conjunto, dão a percepção de que o espaço é maior.
Outra consideração de relevância é a cor das peças. Os piscos com tons claros facilitam a iluminação, pois refletem a luz. Além de maior claridade, também dão ideia de maior amplitude ao espaço. E os revestimentos sem desenhos, ou estampas, dão ideia de continuidade e ajudam na difusão da luz tornando aquela peça da casa melhor iluminada.
O piso que vai ser aplicado deve estar de acordo com a destinação a ser dada ao espaço, permitindo maior funcionalidade ao cômodo. Facilitar ao revestimento “transitar” de um ambiente para outro também deve ser algo a considerar. Porém, estas mudanças têm que ser harmônicas, para não perder a beleza e a personalidade. O conselho é usar tons que façam esta ligação entre os ambientes, branco, cinza e pastéis. Já pisos escuros – madeira e porcelanato – são boas alternativas e garantem um toque de sofisticação.
 

Como escolher rodapés


 

Piso de bambu

É um material da natureza, vegetal, que brota e cresce rapidamente, considerado ótimo revestimento por sua durabilidade e maior resistência – mais forte até que ligas de aço ou de concreto, conforme testes especializados. Além disso, resiste bem ao impacto pela forma da sua estrutura. Pode ser encontrado no mercado na forma de ladrilhos (ou pranchas semelhantes ao piso de PVC). Geralmente é vendido já com pré-acabamento, mas também em forma de tábua bruta, que precisa ser selada antes da aplicação.
 

Piso de cerâmica

O piso cerâmico é sempre uma das primeiras opções por ser de valor mais acessível e porque está no mercado em diversos formatos (do minúsculo mosaico de 12 cm até peças de dimensões gigantes, 100 x 100 cm) e cores. Alguns têm decoração semelhante à madeira maciça e tornam o espaço refinado. É mais caro que o PVC, mas a aparência é mais realista. Também tem fácil manutenção já que manchas e quebraduras pequenas podem ser resolvidas com rejunte de epóxi. E a peça toda é de fácil substituição.
 

Piso de cimento queimado

Bastante utilizado em garagens e calçadas é cada vez mais empregado em projetos de casas desenhadas com conceito industrial. Pode ser aplicado no acabamento de diversos ambientes da casa pela alta qualidade, facilidade de uso, resistência e, também, por que fica muito bonito quando realizado por um profissional competente.
 

Piso de madeira


Material que reúne elegância e conforto em equilíbrio perfeito. Considerado piso quente, é de fácil manutenção, serviço que tem custo mais reduzido do que os gastos para eventuais reparos no piso de cerâmica. Ousar aplicando diferentes tons de madeira também pode surpreender quanto aos resultados.
 

Piso de porcelanato


Na reforma, aplicar porcelanato exige que seja retirado todo piso anterior. É bonito e sofisticado, com uniformidade de cor. É resistente a pesos, impactos, desgastes e arranhões causados por móveis, crianças e animais de estimação, além de produtos químicos. Mas, cuidado, pode rachar se não for bem colocado.
 

Piso vinílico

É uma opção para quem quer andar em ambientes revestidos com peças que se assemelham à madeira, mas não quer ter maiores gastos na reforma ou construção. Ele pode ser bonito, mas se não for de indústria certificada, talvez não seja resistente e durável, mesmo com textura igual à madeira ou mármore. Resiste bem aos arranhões e, na reforma, pode ser aplicado sobre o piso existente.