Espaço Especificadores Área Restrita
EN

|

ES

Galeria de Imagens

29 de maio de 2020

Banheiro para a terceira idade exige diferenciais de segurança e funcionalidade

Diversos utilitários se transformam em importantes acessórios durante o uso

Um dos cômodos da casa que mais exige atenção na hora de se repensar os requisitos de acessibilidade e funcionalidade, especialmente no caso de uso por pessoas da terceira idade, é o banheiro. Sobretudo por se tratar de um ambiente mais úmido, é normalmente nele que os usuários podem estar sujeitos a maior risco de acidentes domésticos.

Seja por conta do maior resguardo domiciliar – a pandemia tem recomendado que essa faixa etária permaneça em casa, e muitas vezes, sem a companhia de outras pessoas, ou do envelhecimento natural da população, é importante adaptar a estrutura do banheiro para minimizar problemas. Existe no mercado ampla gama de produtos que podem oferecer mais segurança e praticidade para o dia a dia, resultando em mais tranquilidade nas situações rotineiras.

Mais espaço: pessoas com restrições de mobilidade não precisam (e não devem) ter que enfrentar "obstáculos" ao usar o banheiro. Por isso, sempre que possível, um projeto de renovação deve privilegiar a amplitude, até mesmo porque há situações em que estes frequentadores também dependem da ajuda de acompanhantes. Foque no essencial e evite excessos ou itens desnecessários. Outra fica é lembrar que a porta do banheiro destinado à pessoa com alguma necessidade especial deve ter, acima de tudo, abertura fácil e, ao menos, 80 centímetros de largura. Nestes casos, as maçanetas de alavancas são mais indicadas do que aquelas que exigem um movimento de torção do punho, por exemplo

Iluminação, piso e vaso sanitário: Esse conjunto de dicas são importantes para garantir a funcionalidade do espaço. No quesito iluminação, além da boa disposição de luz geral, há outros pontos que podem receber um reforço. Uma alternativa para esses casos é a utilização de mecanismos automatizados de ativação das lâmpadas, que não exijam interruptores manuais. Fitas de LED, que também são muito usadas como item decorativo, podem garantir mais visibilidade e orientação. Já na hora de escolher o revestimento para o piso, vale investir em materiais cuidadosamente escolhidos, que possam ser utilizados em um ambiente tradicionalmente úmido. Há um leque amplo de possibilidades de pisos antiderrapantes no mercado, inclusive com diferenciais estéticos. No caso do vaso sanitário, é importante avaliar a necessidade de acordo com cada caso, escolhendo o modelo ideal para o uso no banheiro frequentado pelo idoso. Vale pensar também no momento da instalação: dependendo da pessoa que utilizará a bacia, a colocação pode exigir alturas diferenciadas, conforme as normas da ABNT Acessibilidade.

Box: o ideal é evitar a utilização de banheiras e, quando possível, prever a possibilidade de espaço para a presença de uma segunda pessoa. Para facilitar ainda mais o banho, a Meber Metais dispõe de um produto extremamente prático: a ducha higiênica com redutor de pressão, na qual o controle do fluxo de água ocorre diretamente no próprio gatilho de acionamento, que libera ou estanca a corrente. Nos similares encontrados no mercado, a vazão é regulada de forma combinada com o registro, instalado na parede. Aqui, além de um belo design e a já conhecida qualidade da marca, a peça prima pela comodidade oferecida ao usuário.

Barras de apoio: elas são requisitos imprescindíveis e, no contexto geral, talvez sejam os elementos mais importantes da reformulação do banheiro, tendo em vista que desempenham um papel de extrema relevância em termos de segurança e acessibilidade. Geralmente, elas são adaptadas próximo à bacia sanitária e no interior do box, perto do chuveiro. No caso de um banheiro mais amplo, também é fundamental que algumas delas sejam afixadas nas paredes que levam a estes pontos mais utilizados, sempre respeitando as alturas indicadas nas normas técnicas. Com cinco opções de barras de apoio em seu catálogo, quatro lineares e uma angular, a Meber oferece peças de qualidade e com garantia de dez anos. Produzidas em liga de cobre e zinco ou de aço inoxidável, todas apresentam acabamento cromado e dimensões diferenciadas (30, 40, 60 e 80 cm no caso da lineares e 60 cm na angular), para as mais variadas aplicações.

Facilidade para pessoas com mobilidade reduzida

O portfólio da Meber tem outras soluções desenvolvidas para pessoas com necessidades especiais em termos de acessibilidade, seja em virtude de limitações físicas ou por conta da função desempenhada em seu trabalho. A linha Global Medic apresenta torneiras cujo acionamento ocorre por meio de uma alavanca mais longa, de 150mm. O mecanismo pode ser manuseado com o antebraço, recurso importante para indivíduos com comprometimento da coordenação motora fina ou acometidos por doenças nas articulações. O sistema de funcionamento do produto garante, ainda, mais assepsia em ambientes ligados aos ramos de saúde e alimentação. A Global Medic traz opções de torneiras para cozinha – com bica móvel nos modelos de balcão, parede e bancada – e para lavatório.

Voltar